Como funciona? Carros elétricos e híbridos no Brasil devem estar disponíveis à venda cada vez mais

Existem diversas opções de carros elétricos híbridos no Brasil, já disponíveis para venda para quem gostar e puder pagar por isso. Do nosso querido Toyota Prius até o poderoso BMW i8, as opções de carros elétricos estão crescendo, tanto para quem procura economia com preocupação ao meio ambiente, quanto para quem procura por soluções mais tecnológicas para sua empresa.

Carros
1 ano atrás
Como funciona? Carros elétricos e híbridos no Brasil devem estar disponíveis à venda cada vez mais

Veículos elétricos pelo mundo

A ideia de usar eletricidade para mover um carro não é nada nova, ao contrário doq u muita gente pensa, o primeiro projeto de motor elétrico começou com o húngaro Ányos Jedlik em 1828, contudo, o primeiro veículo elétrico foi construído por Thomas Davenport em 1835. Em 1899 o carro elétrico La Jamais Contente no Parc agricole d’Achères foi o primeiro automóvel a ultrapassar os 100 Km/h.

Aqui no Brasil nós tivemos um dos primeiros projetos em 1975, com o diferente Gurgel Itaipu. Um dos principais projetos no Brasil é o Palio elétrico, que foi divulgado em 2006, desde então o mercado de elétricos vem crescendo fortemente no país.

Alternativa aos combustíveis fósseis

A poluição do ar está sendo cada vez maior em nossas cidades, um dos grandes vilões nestes casos são os carros que acabam superlotando as ruas, causando trânsito e jogando muitos gases tóxicos no ambiente, por isso uma possível solução sejam os carros elétricos, mas para isso eles ainda precisam desenvolver esta tecnologia, com baterias adequadas e que sejam alimentadas com energia renovável.

Carros elétricos à venda no Brasil

Diferente de países europeus onde existe um grande incentivo para a adoção dos carros elétricos, o Brasil ainda está dando seus primeiros passos no caminho para abandonar a gasolina, o diesel e o etanol em busca de motores mais ecológicos e sustentáveis.

Entre os principais modelos disponíveis estão o Toyota Prius, Lexus CT200h, Ford Fusion Hybrid, BMW i3, Mitsubishi Outlander PHEV e o super esportivo BMW i8.

Como você vai notar ao tentar encontrar algum destes carros, a maior barreira em se comprar um carro elétrico ou híbrido no Brasil está no preço, chegam a assustar o consumidor e está totalmente fora das possibilidades financeiras do motorista popular. Uma vez que a ideia é ampliar o uso e substituir a frota por uma mais ecológica, o valor dos carros deve ser a primeira barreira a ser derrubada.

Diferenças entre o automóvel híbrido e o elétrico

Entre as versões disponíveis no mercado, existem vários carros híbridos com vantagens e desvantagens, mas vale saber que este é um automóvel que possui um motor de combustão interna, normalmente a gasolina, e um motor eléctrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões. Como exemplo, tem-se um automóvel que combine motor a combustão e motor elétrico na realidade é um veículo elétrico alimentado pela energia cinética proveniente da queima de combustível. Este é o modelo mais difundido nas locomotivas e geradores diesel-elétrico . Embora o automóvel híbrido polua menos do que os automóveis somente com motor a combustão, seus custos são altos se comparados à diferença de emissão de poluentes. Por enquanto, apenas automóveis caros dispõem dessa tecnologia.

Menos emissões e mais sustentabilidade

A General Motors anunciou que está executando em um importante passo para a sua visão de um mundo com zero acidentes, zero emissões e zero congestionamento, anunciado recentemente pela presidente e CEO da GM, Mary Barra.

“A General Motors acredita em um futuro totalmente elétrico”, disse Mark Reuss, vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Produto, Compras e Cadeia de Fornecedores da General Motors. “Embora esse futuro não aconteça imediatamente, a GM está empenhada em promover um maior uso e aceitação de veículos elétricos através de soluções que atendam às necessidades de nossos clientes”.

Nos próximos meses, a GM apresentará dois novos veículos totalmente elétricos baseados no aprendizado com o Chevrolet Bolt EV. Eles serão os primeiros de pelo menos 20 novos veículos totalmente elétricos que serão lançados até 2023.

Dadas as diversas necessidades dos clientes, chegar a um futuro de zero emissões exigirá mais do que apenas tecnologia de bateria elétrica. Exigirá uma abordagem em duas vertentes para a eletrificação: bateria elétrica e célula elétrica de combustível hidrogênio, dependendo das necessidades de cada um.

A GM também apresentou o SURUS – Silent Utility Rover Universal Superstructure – um veículo conceito com quatro rodas movidas a célula de combustível em uma carroceria de caminhão pesado, conduzido por dois motores elétricos. Com sua capacidade e arquitetura flexível, SURUS poderia ser usado como um veículo de entrega, caminhão ou mesmo uma ambulância – tudo com zero emissões.

Toyota Prius é opção para o Brasil

O Toyota Prius híbrido tem mais de 6 milhões de veículos vendidos em todo o mundo. No Brasil, apenas neste ano, Prius acumula 1.597 unidades comercializadas, 695% a mais se comparado ao mesmo período do ano passado.

O híbrido Prius emite cerca de 40% menos CO2 comparado a um veículo convencional. Com relação ao consumo, o INMETRO reconheceu a nova geração do Prius como o carro mais eficiente do País, registrando 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias. A economia de combustível do Prius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.

Desde o início de 2013, quando o Prius começou a ser vendido no Brasil, 2.737 unidades já foram comercializadas, o que torna o modelo líder absoluto no segmento de híbridos no País.

Distância Entre Pontos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O DistanciaEntrePontos.com.br te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?