Motorista feminina: Lugar de mulher é onde ela quiser no emprego e na vida

Dicas
9 meses atrás
Motorista feminina: Lugar de mulher é onde ela quiser no emprego e na vida

As vagas de emprego para motoristas femininas tem aumentado cada vez mais. Quando falamos ou pensamos sobre direção veicular logo nos vem à cabeça uma figura masculina. Porém atualmente até a Uber quer aumentar o número de motoristas mulheres prestadoras de serviços. Vemos que já é mais comum mulheres à frente de coletivos como ônibus e peruas escolares. Também a um aumento na quantidade de mulheres motoristas comuns e pilotando Motos também.

Agora, quem fala que mulher não dirige bem, está enganado. Há mulheres melhores que muitos homens para fazer ultrapassagens, estacionar de re, e muitas outras coisas que as vezes até os mais antigos de carta deixam a desejar. Vale lembrar que os veículos estão cada vez mais evoluídos, ou seja, a qualidade dos motoristas também deveria estar… poderia ser um número proporcional. Infelizmente não é!

Mas vamos falar um pouco sobre o fato de que tem muito motorista incapaz, independente do sexo… só faz barbaridade, fecha outros veículos, não dá setas ou mal sabe sobre placas ou pior… sem noção de leis de trânsito. Pior, quando não se tem senso de direção agrava ainda mais a coisa toda.

Particularmente tenho uma reclamação pra fazer: auto escolas não formam motoristas como deveriam… pra mim não passam de indústrias monetárias, meio que tanto faz saber dirigir, até porque se o aluno se formar e não tiver segurança, ele pode fazer uma escolinha para habilitados. Ou pior, joga ele no seguro que tá tudo certo! Inacreditável este sistema.

Mulheres e homens são capazes sim, o problema é o sistema que é falho do início ao fim. Desvios de verbas, dedos de borracha ou silicone… somente marcação de dedos e por aí em diante.

Conversando com uma super amiga, mais nova, habilitada, ela diz que tem muito medo de dirigir. Que as pessoas estão. Ada vez mais estressadas no trânsito e que a ausência de tolerância com novos motoristas é bem grande. Ela prefere carros automáticos por acreditar que ainda precisa melhorar sua noção de espaço. Mas aí vem outra questão.

Será que carros automáticos dão mais segurança para os motoristas ou isso é placebo?

Eu diria que carros manuais dão mais segurança, afinal o controle é todo seu. Um automático por exemplo, se não estiver completamente calibrado (não só as rodas, como um todo) ele vai deixar a desejar no desempenho, consumo e até segurança. Mas esta é a minha opinião enquanto motorista.

Amo carros manuais, já dirigi constantemente carros automáticos e tive o prazer de saborear carros de grande desempenho manuais. SEM COMPARAÇÃO!
Sou motorista desde 2004, hoje digo que gosto muito de dirigir e afirmo que tenho uma excelente direção. Já fiz barbeiragens, claro, porém nunca sofri um acidente grave ou que chegasse a estragar realmente o veículo. Encostões, empurrar o carro da frente, dar aquela beijoca na re, ralar a lateral ou quebrar o retrovisor são procedimentos padrão, só pra brincar. Mas são na verdade coisas comuns, que com o passar do tempo o controle que você vai tendo da direção, retrovisores e embreagem fazem toda a diferença na qualidade das suas respostas posteriores.

A grande questão é que faltam mesmo motoristas qualificados realmente, seguros, que saibam dar seta, fazer curvas e ultrapassagens seguras. Hoje o pedestre anda na rua e ainda acha ruim de você acompanhar com os olhos de tanta lentidão nos passos… poxa todo mundo tá na correria atualmente, mas a preferência é sempre dele, lembre-se disso.

De moto por outro lado, os carros nem veem. Não fecham por mal, eu mesma já passei por cada uma. Evito buzinar, mas tem cada situação que se não avisa toma chão e já era.

Tenho uma moto 125 pequena, para andar pela cidade mesmo e fazer pequenas coisas. Ainda não sofri nenhuma queda em 4 anos, apenas tomei uma multa por ultrapassar pela direita na estrada, ok… errado! Só faço isso as vezes agora, verdade! De moto a vida é outra, não dá pra vacilar, se acontecer de você não ver, vai bater, ser atropelado ou cair. Qualquer opção é bem ruim. De moto machuca por qualquer arranhãozinho.

Mas a proposta deste texto é de propor para você que é motorista maior consciência. Usar o retrovisor, as setas e sua atenção para que não sofra com desgastes no trânsito que poderiam ter sido evitados por uma questão de atenção e cuidado.

Motociclistas, respeitem os carros e vice-versa. Lembrem-se de desligar suas setas, usem o retrovisor e menos as buzinas. Pedestres, sejam cuidadosos. Em caso de atropelamentos o motorista ou motociclista será penalizado, mas você pode deixar de andar ou pior. Por uma vida melhor no trânsito (estas dicas servem pra todos nós, inclusive algumas pra eu lembrar sempre – esqueço demais a será da moto).

Se gostaram ou querem opinar, deixe nos comentários. Respondo na medida do possível. Até o próximo post pessoal!

Distância Entre Pontos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O DistanciaEntrePontos.com.br te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?