Um dia teremos carros autônomos em funcionamento no Brasil

Carro Autônomo, robótico ou simplesmente sem motorista é o que há de mais interessante no universo automotivo. Realmente é um dos assuntos campeões no quesito tecnologia, mundo e carros. Você já sabe do que estamos falando? Provavelmente né, mas agora vai saber tudo o que é de mais interessante sobre os veículos autônomos na atualidade.

Carros
2 meses atrás
Um dia teremos carros autônomos em funcionamento no Brasil

O que são os famosos veículos autônomos?

Carros autônomos são exatamente o que parecem ser, veículos capazes de transitar sem um motorista, apenas com passageiros. Super inovador, legal não é?

Então, estes veículos são capazes de carregar em seus interiores desde pessoas a objetos com o objetivo de viabilizar ainda mais o tráfego a favor de maior comodidade entre cidades diminuindo distâncias e facilitando seus trajetos.

Ele funciona a partir de muitos calculos e algoritmos que são capazes de identificar ambientes, melhores opções de ação para a segurança dos transportados no veículo bem como o mundo fora dele. Tornando então, uma maneira confiavel e eficiente, mas calma, apesar de tentador e com estudos avançados como os da Google e da Tesla, os aguardados veículos ainda não estão disponíveis no mercado. Afinal, são muitos e muitos testes para garantir a segurança e viabilidade do projeto.

Por enquanto, alguns recursos tecnológicos do tipo freios ABS, comunicação inter-veicular etc, são capazes de automatizar processos específicos de um veículo, Com a condição de que um indivíduo esteja liderando as tecnologias. Já os carros autônomos, tem seus estudos priorizando a substituição deste condutor humano pelo que eles chamam de sistema inteligente de controle computacional capaz de calcular e integrar todos os recursos tecnológicos e de segurança do veículo.

É fato que muitas são as técnicas e diferentes, tem sido estudadas e testadas por pesquisadores por todo o planeta afim de alcançar objetivos e produtos sustentáveis.

Um pouco da história da robótica no mundo

Tudo começou a ser datado a partir do ano de 1939 pela Futurama apresentado na Feira Mundial de Nova Iorque com um protótipo de veículos automatizados em vias dedicadas. Já na década de 50 a gigante mundial General Motors desenvolveu os Firebird, carros-conceito, que traziam um sistema bem avançado para a época com a condução automática baseada no fio enterrado detectado por bobinas no veículo.

Entre os anos de 66 e 72 o mundo foi agraciado com a chegada do robô Shakey, considerado o primeiro robô móvel a utilizar técnicas de Inteligência Artificial, criado pelo SRI. Ele utilizava sensores capazes de fazer navegação pelo ambiente. Após o robô, apareceu o primeiro veículo robótico inteligente, isso no ano de 1977, sendo criado e desenvolvido na Universidade de Tsukuba. Anos depois Ernst Dickmanns junto à sua equipe apresentam o veículo que chamaram de VaMoRs. Tratava-se de uma van da conceituada marca da Mercedes-Benz que foi modificada e equipada com diversos sensores.

Praticamente vinte anos depois, no ano de 2004, aparece a DARPA Grand Challenge, uma competição criada pela própria empresa Darpa que serviria para estimular pesquisas em veículos terrestres não tripulados, mas tal competição composta por 107 participantes não garantiu vencedor. Um ano depois, outra competição foi lançada e o veículo Stanley da Universidade de Stanford foi o grande vencedor.

Em 2007 a terceira versão da mesma competição aconteceu, mas desta vez os veículos autônomos deveriam navegar por ambientes urbanos simulados, ou seja, regras de trânsito precisavam ser respeitadas e o veículo deveria atender a múltiplos objetivos distintos. Nesta edição o veículo Boss da Universidade Carnegie Mellon que recebeu os títulos.

Depois disso, em 2016 um norte-americano de 40 anos chamado Joshua Brown, faleceu num acidente a bordo de um Tesla Model S que trafegava sob controle do piloto automático, e um caminhão em alta velocidade – permitida pela via – atravessou na frente do seu veículo que não foi capaz de identificar o grande obstáculo.

Quais são os principais desafios para o desenvolvimento de carros autônomos?

Podemos citar leis de trânsito capazes de regulamentar eventuais situações causadas por este tipo de veículo e responsabilidades legais sobre direitos e deveres capazes de irem ao encontro de sanar qualquer dano. Apesar de que em alguns lugares pelo mundo já terem incluído adequações a respeito de veículos autônomos. Especificamente falando em Nevada, da Flórida e da Califórnia, estados dos EUA, que já podem ser utilizados nas vias públicas de transportes desde que haja um condutor humano no interior do veículo capaz de intervir em situação de perigo.

Podemos citar também a questão de tecnologia para sensores capazes de identificar minuciosamente condições de tráfego sendo muito importante a percepção de obstáculos em movimento, pedestres e ciclistas.

Negociações já tem sido feitas pelos Estados Unidos

É garantido que carros autônomos do Google serão capazes de transportar clientes que fizeram compras no Walmart online. Na verdade os clientes serão levados por carros sem motorista até a loja e depois de volta para casa.

E você, faria parte dessa nova experiência?

Distância Entre Pontos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O DistanciaEntrePontos.com.br te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?